Condor (Alemanha) | Portal Aviação Brasil
Empresas Aéreas

Condor (Alemanha)

Condor (Alemanha)

A Condor iniciou seus voos em 21 de dezembro de 1955. A empresa voava com 3 Vickers Vikings 1B que transportava 36 passageiros a baixa velocidade. O primeiro voo ocorreu em março de 1956 para Holy Land. Neste primeiro ano voou 2.400 horas entre a Alemanha e Mallorca e Tenerife na Espanha. Em 1957 adicionou mais um Viking e 5 Convair 240. Em 1958 a Condor tinha Frankfurt como base e empregava 168 pessoas.

De 1961 a 1963 introduziu 3 aeronaves Viscount 814 a frota, que aposentaram os Convair naturalmente. Entre 1963 e 1964 chegaram os Fokker F-27. Em 1965 chegou o primeiro jato, um Boeing 727-30. Em meados dos anos 60, outros 5 Boeing 727, mas da versão 200. Em 1966 a Condor iniciou os voos de longa distância para Bangkok, Ceilão, República Dominicana e Quênia com um Boeing 707-430, ex-Lufthansa. Outro Boeing 707, mas versão 330, também ex-Lufthansa, foi empregado na rota do Atlântico Norte, nos Estados Unidos. Em 1969, com a venda dos Viscount e Fokker, a frota da Condor era exclusiva de jatos. Neste período, a frota da empresa começou a receber o Boeing 737-100 e o Douglas DC-8.

Em 1971, com a grande demanda de tráfego para Mallorca, Ceilão e leste africano, fez com que a Condor introduzisse um Boeing 747-200 nessas rotas. Em outubro de 1972 o Boeing 747 começou a voar para New York. Em 1979 houve uma reestruturação na empresa e os Boeing 747 deram lugar aos Douglas DC-10-30 que foram usados na rota de New York e do mediterrâneo.

Em 1980 a empresa alcançou 20 milhões de passageiros transportados. No início dos anos 80 chegaram 4 Boeing 737-300 de nova geração. Em 1983, para as rotas de médio alcance, chegaram os Airbus A300 e A310. Em 1989 chegaram os Boeing 757 e com ele, em 1º de novembro de 1990, marcou o primeiro voo da Condor fora do aeroporto de Berlim, após a queda do muro que separava as duas Alemanhas. Em 1991 a empresa recebeu o Boeing 767-300ER. Em 1992 começou a voar charter para a Áustria e Luxemburgo. Em 1995 chegou a utilizar um Boeing 747-400 da Lufthansa em voos para Taiwan.

Em 2002 a Thomas Cook assumiu o controle da empresa, no lugar da Lufthansa. Em março de 2007 iniciou uma reestruturação em rotas operadas para o exterior e alterou todas as partidas de longo curso de Munique para Frankfurt e incluiu dois novos destinos, Mahe e Mombasa.

Em 2013 operava em Salvador e Recife, no Brasil, e Fortaleza entrou na malha em 2014 e o Rio de Janeiro em 2015. Transportou 69.347 passageiros de e para o Brasil em 2015 com média de aproveitamento sempre acima dos 80%.

Em agosto de 2016 iniciou um acordo com a Azul Linhas Aéreas que possibilitará a emissão de passagens para a Europa partindo de mais 20 destinos brasileiros, além de Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, cidades onde a Condor já opera. A cidade do Rio de Janeiro recebeu voos até outubro passado.

É uma “3 Star Arline Skytrax”.

Condor - Voos Partindo do Brasil

Atualizado em 4/12/2016
OrigemDestinoFrequências SemanaisAeronaveVigência (Observação)
FortalezaFrankfurt1Boeing 767-300ER
RecifeFrankfurt1Boeing 767-300ER
SalvadorFrankfurt1Boeing 767-300ER

Condor - Frota

Atualizado em 5 de Novembro de 2016
AeronaveOperacionalEncomendados
Airbus A320-20010
Airbus A321-2007
Boeing 757-30013
Boeing 767-300ER16
Empresas Aéreas

More in Empresas Aéreas

THY Turkish Airlines (Turquia)

Aviação Brasil (Redação)13 de janeiro de 2017

Latam Airlines Brasil (Brasil)

Aviação Brasil (Redação)8 de janeiro de 2017

Gol Transportes Aéreos (Brasil)

Aviação Brasil (Redação)7 de janeiro de 2017

US Airways (USA)

Aviação Brasil (Redação)29 de dezembro de 2016

Copyright © 2016 Aviação Brasil - AB Portais e Serviços em Tecnologia da Informação - (11) 2594-9806