Aeronave C-5 Galaxy dos EUA é atingido, mas consegue pousar no Iraque

199

Um Lockheed C-5A Galaxy da Força Aérea norte-americana, com 63 pessoas a bordo, foi atingido por disparos feitos em terra na quinta-feira quando sobrevoava o Iraque. Segundo militares, uma das quatro turbinas do avião explodiu, mas ele conseguiu pousar.

“Um C-5 Galaxy que deixava o Aeroporto Internacional de Bagdá declarou uma emergência a bordo às 6h20, hora de Bagdá, devido a uma explosão no motor número quatro. A aeronave imediatamente retornou ao aeroporto e pousou em segurança”, disse o Comando de Mobilidade Aérea dos EUA.

“Relatórios iniciais indicam que o incidente foi resultado de uma ação hostil de terra, mas o tipo de arma e outros detalhes são desconhecidos”, disseram os militares em uma nota emitida na Base Aérea Scott, em Illinois.

Antes, outra fonte militar havia dito à Reuters em Washington que um míssil havia supostamente atingido o avião.

Nenhum dos 11 tripulantes e 52 passageiros, todos militares, ficaram feridos, segundo o Comando de Mobilidade Aérea. Uma equipe de especialistas militares foi enviada da Europa ao Iraque para investigar o incidente.

O avião servia ao 22º Esquadrão de Resgate Aéreo, que tem sede na Base Aérea Travis, na Califórnia, segundo comunicado da Força Aérea.

Também na quinta-feira, um helicóptero Black Hawk dos EUA caiu no Iraque, matando todos os seus nove ocupantes. Não se sabe se ele foi abatido ou sofreu uma pane.

FONTE: Reuters – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS