Air France-KLM reduz emissão de ruídos e poluentes

117

Para o Grupo Air France-KLM, liderança global traz consigo obrigações morais. Após o sucesso da fusão que criou, há um ano, o principal grupo aéreo europeu e o maior grupo aéreo do mundo em termos de faturamento, Air France e KLM publicam seu primeiro relatório conjunto sobre desenvolvimento sustentável. Air France e KLM agora compartilham suas melhores práticas para o alcance de seus objetivos, levando em conta responsabilidades éticas, sociais e ambientais.

Este relatório é baseado em diretrizes e recomendações da Global Reporting Initiative, uma instituição independente criada em 1997 que colabora com o trabalho desenvolvido pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP). Sua missão é desenvolver e disseminar diretrizes globalmente aplicáveis para processos econômicos, sociais e ambientais auto-sustentáveis. Além disso, o relatório do Grupo Air France-KLM oferece vários exemplos das realizações das companhias frente a estas questões.

Ambas as empresas colocam suas políticas de desenvolvimento sustentável no coração da sua estratégia de crescimento. Segundo Jean-Cyril Spinetta e Leo van Wijk, presidentes, respectivamente, da Air France e da KLM, “sustentabilidade pode ser construída apenas em uma sólida base econômica”. E completam: “Nós acreditamos que isso é um pré-requisito para obter amplo apoio da sociedade para o nosso crescimento”.

No ano fiscal 2004-2005, os investimentos feitos para otimizar e renovar as frotas da Air France e da KLM possibilitou a ambas diminuir o impacto ambiental de seu crescimento. Nos últimos anos, elas conseguiram reduzir o ruído global de suas operações aéreas em 18% e se tornaram mais eficientes no gasto de combustível, limitando assim a emissão de poluentes apesar do crescimento significativo nas operações de transporte de passageiros e cargas.

Este relatório marca o início do compromisso mútuo da Air France e da KLM neste setor e objetiva desenvolver a transparência na comunicação destes assuntos. Ele também contribuirá na comunicação do Grupo com seus públicos: clientes, acionistas, fornecedores, funcionários, autoridades públicas, residentes de áreas próximas a aeroportos utilizados pelo Grupo e organizações de proteção ambiental.

A Air France e a KLM publicam relatórios de impacto ambiental desde 1996, que fazem parte da política de transparência nas comunicações praticada por ambas as companhias. Com este primeiro relatório conjunto, a Grupo espera contribuir na reflexão de questões essenciais para o transporte aéreo, este que é um setor vital para a economia mundial.

FONTE: Aviação Brasil / Air France-KLM – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP