Air France e KLM apresentam seus números de janeiro

117

Os resultados das operações do Grupo Air France-KLM no mês de janeiro tem conseguido expressivos números positivos ao explorar as sinergias entre suas companhias. O princípio fundador do Grupo Air France-KLM é: Um Grupo (Grupo Air France-KLM), Duas Companhias (Air France e KLM), Três Frentes de Negócios (transporte de passageiros, transporte de cargas e manutenção de aeronaves), deixando assim claro que será um único grupo com duas companhias aéreas – Air France e KLM.

Transporte de passageiros teve aumento em todos os quesitos

O Grupo Air France-KLM apresentou crescimento global de 10,3% no tráfego de passageiros no mês de janeiro. Neste período, houve aumento de 5,6% na oferta e 3,3 pontos percentuais na ocupação, que foi de 78%. Primeiro no ranking mundial em faturamento, terceiro em passageiros transportados no mundo (no topo do ranking europeu) e líder no transporte aéreo entre a Europa e a América Latina, o Grupo transportou mais de cinco milhões de passageiros em janeiro, uma alta de 8,2%.

Os números isolados de cada companhia foram igualmente expressivos:

Ø Na Air France, o tráfego de passageiros aumentou 9,5%, a oferta de vôos 3,8% e a ocupação 4 p.p., fechando em 76,7%;
Ø A KLM obteve aumento de 11,8% no tráfego de passageiros, 9,1% na oferta e 1,9 p.p. na ocupação, que foi de 80,4%.

Todas as regiões do globo apresentam fortes desempenhos no primeiro mês de 2005:

Ø Nas Américas, a oferta aumentou 2,6%, o tráfego 9,6% e a ocupação 5,3 p.p., fechando em 83,6%;
Ø Na Ásia, a oferta cresceu 15,6%, o tráfego 17,6% e a ocupação 1,4 p.p., chegando a 81,9%;
Ø Na África e no Oriente Médio, o tráfego cresceu 7%, a oferta 6,4% e a ocupação 0,5 p.p., fechando em 78,4%;
Ø No Caribe e no Oceano Índico, houve um aumento de 7,3% no tráfego, 0,7% na capacidade e 5,3 p.p. na ocupação, que foi de 87,1%.

Transporte de Cargas teve aumento de 15,5% em janeiro

As operações de frete consolidadas do Grupo Air France-KLM no mês de janeiro foram igualmente positivas, com aumento do tráfego de cargas em 15,5% e da oferta em 16,2%. A taxa de ocupação foi de 63,8%. No mês passado, Air France e KLM anunciaram a criação de uma organização unificada para gerenciamento de seus negócios de frete aéreo, chamada “Cargo European House”, que estará em operação até o fim deste ano. Ela irá gerenciar as redes, as ações de marketing e as vendas, com cada uma das companhias aéreas gerenciando suas próprias operações.

Separadamente, as operações de carga das duas companhias apresentaram números em alta em janeiro, refletindo o sucesso da operação de fusão também no setor de frete:

Ø A Air France teve aumento de 13,5% no tráfego de cargas e 14% na oferta, enquanto a ocupação foi de 58,7%;
Ø A KLM teve crescimento de 17,8% no tráfego de cargas e 19,3% na oferta; a ocupação foi de 70,6%.

O Grupo Air France-KLM opera 20 vôos saindo do Brasil, semanalmente, sendo sete da Air France entre Rio e Paris, com Boeing 747-400, sete da Air France entre São Paulo e Paris, com Boeing 777-200, e seis da KLM entre São Paulo e Amsterdã, com Boeing 777-200.

FONTE: Aviação Brasil / Air France – KLM – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade