Airbus constrói linha de montagem eco-eficiente para o A350 XWB em Toulouse

173

A fábrica de 74.000 m2 abrigará a primeira fase da montagem final da A350 XWB: a união das asas à fuselagem. Depois disso, os testes da aeronave e dos equipamentos da cabine serão realizados na linha de montagem do modelo A330/340.

A nova instalação da Airbus em Toulouse, França, que receberá investimentos de 140 milhões de Euros, gerará trabalho para mais de mil pessoas quando estiver operando em sua capacidade total e será o centro de montagem final mais eco-eficiente da Airbus.

Durante as obras, o concreto e as fundações dos edifícios antigos serão reciclados e reutilizados na nova instalação. Um sistema de gestão de energia otimizará seu uso e o telhado com painéis solares fornecerá eletricidade para grande parte dos edifícios. O novo processo de montagem de aeronaves permitirá também que as equipes trabalhem em paralelo, reduzindo o tempo entre o início da montagem e a entrega da aeronave em 30%.

Tom Enders, Presidente e CEO da Airbus, disse: “A definição detalhada estabelecida ao final de 2008 e o início das obras desta nova linha de montagem confirmam que a A350 XWB está progredindo. Com o estabelecimento da primeira entrega em 2013, a A350 XWB moldará a eficiência para a indústria da aviação. Toda a comunidade mundial da Airbus, incluindo nossos funcionários, fornecedores e clientes, está trabalhando em conjunto para o sucesso deste programa”.

A Família A350 XWB é a resposta da Airbus para a demanda do mercado por aeronaves altamente eficientes de corpo largo, capacidade mediana de peso e longo alcance de vôo. Com uma gama de até 8.300 nm / 15.400 km, esse modelo está disponível em três versões básicas de passageiros: a A350-800 acomoda 270 passageiros, a A350-900 possui 314 assentos e a A350-1000 tem capacidade para 350 passageiros no típico layout de três classes.

A A350 possui a mais ampla fuselagem de sua categoria, oferecendo níveis de conforto sem precedentes, os mais baixos custos operacionais e de assento/milha deste segmento de mercado. Com potência fornecida por dois motores da nova geração Rolls Royce Trent XWB, a família A350 XWB destina-se a enfrentar os desafios da volatilidade dos preços dos combustíveis, do aumento das expectativas de passageiros e das preocupações ambientais.

Pouco mais de dois anos após seu lançamento, as encomendas dessa família chegam a 478 pedidos, feitos por 29 clientes, tornando-a o programa de vendas de novas aeronaves mais rapidamente vendido da história da aviação.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP