Airbus e banco ICBC assinam memorando de entendimento para desenvolver soluções de financiamentos

121

O memorando foi assinado por John Leahy, Diretor de Operações de Clientes da Airbus, e Li Xiaopeng, Vice-Presidente do ICBC e Presidente do ICBC Financial Leasing Co. Ltd. (ICBC Leasing), subsidiária integral do banco chinês, localizado em Tianjin. A Airbus e a ICBC pretendem compartilhar sua competência e experiência para desenvolver em conjunto o financiamento de aeronaves e atividades administrativas, como a estruturação de transações operacionais e financeiras de leasing, gestão de portfólios e revenda de aeronaves.

De acordo com o memorando, o ICBC Leasing oferecerá soluções de financiamento de entrega para companhias aéreas situadas na República Popular da China para aquisição de aeronaves da Airbus. A subsidiária pode oferecer soluções de financiamento para até 70 aeronaves A320 a serem montadas na Linha de Montagem Final da China (FALC) nos próximos cinco anos. O valor total do financiamento concedido será de cerca de US$3 bilhões. As soluções de compra e de lease back serão fornecidas diretamente às companhias aéreas chinesas.

O ICBC Leasing também considerará a possibilidade de oferecer esses serviços para aeronaves entregues pela Airbus a partir de outras linhas de montagem localizadas fora da China, além de analisar a opção de comprar algumas aeronaves diretamente da Airbus para suprir uma eventual demanda futura das companhias aéreas por operações de leasing.

“Estamos orgulhos em oferecer soluções de financiamento para os clientes que terão suas aeronaves montadas na FALC. Nosso objetivo é apoiar toda a comunidade do setor de aviação da China; as companhias aéreas, por meio da compra de aeronaves; e as FALC, assegurando seu crescimento”, disse Jiang Jianging, Presidente do ICBC.

“No cenário econômico atual ainda é bastante desafiador financiar aeronaves, mas elas continuam sendo um investimento muito interessante. Nossa moderna linha de aeronaves tem trazido um excelente retorno de investimento e de valorização de seu capital aos nossos clientes”, disse Tom Enders, Presidente e CEO da Airbus. “Esse oportuno apoio financeiro do ICBC Leasing, certamente facilitará a aquisição de novas aeronaves Airbus pelas companhias aéreas chinesas, aumentando sua competitividade”.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP