Airbus entrega os primeiros A310 MRTT para Luftwaffe e Canada Air Force

214

Os dois primeiros aviões da Airbus com capacidade de reabastecimento no ar, A310 MRTT (Transporte Tanque de Múltiplo Emprego), foram entregues às forças aéreas da Alemanha e do Canadá, durante uma cerimônia em Dresden, Alemanha. Um total de 6 A310 MRTT, para serem usados no transporte de passageiros e carga além de reabastecimento em vôo, deverão ser entregues à Força Aérea da Alemanha (4 aviões) e Força Aérea Canadense (2 aviões).
O A310 MRTT, atualmente o mais moderno avião tanque existente, é baseado no A310 comercial, que foi inicialmente convertido para o transporte de passageiros e cargas na versão MRT. Os A310 MRT estão em operação com as forças aéreas alemães e canadenses há alguns anos e têm mostrado ser aviões confiáveis e flexíveis nas suas funções. Após a segunda modificação, os MRT tornaram-se a versão MRTT do A310, agora incluindo a capacidade de reabastecer em vôo aviões adaptáveis aos sistemas de mangueira e encaixe, como os Tornado, Eurofighter e F18s.
O A310 MRTT compreende um pacote de conversões oferecidas pela Airbus juntamente com a Lufthansa Technik (LHT). Os trabalhos de conversão de 3 aviões serão feitos na Elbe Flugzeugwerke (EFW) em Dresden, enquanto os dos outros 3 serão feitos em Hamburgo nas instalações da LHT.
“A Airbus está orgulhosa de entregar os primeiros A310 MRTT hoje a seus clientes. Com este evento, a Airbus tornou-se fornecedora de aviões de reabastecimento em vôo, expandindo sua linha de produtos. Juntamente com o A330 MRTT e o A400M, que é um avião tanque tático, diversas soluções de reabastecimento em vôo estarão disponíveis”, disse Gustav Humbert, o principal executivo operacional da Airbus.
O A330 MRTT, baseado no Airbus A330 de longo alcance, é um produto oferecido pela Divisão de Aviões Militares de Transporte da EADS, que também participou do projeto de modificação do A310 MRTT. O A330 MRTT complementa o A310 MRTT para clientes que necessitem de maior carga útil e maior alcance. As negociações de contratos com a RAF (Reino Unido) e França estão avançando bem.
O A400M é o turboélice de transporte militar mais avançado existente e será totalmente equipado para reabastecimento em vôo. Até hoje, sete nações européias encomendaram um total de 180 A400M.

FONTE: Aviação Brasil / Airbus Industrie – Assessoria de Imprensa – Rio de Janeiro/RJ

Publicidade