Airbus premia fornecedores dos melhores serviços de bordo

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O processo de escolha foi baseado na opinião de 115 companhias aéreas que operam aeronaves Airbus. Os fornecedores que se destacaram são:

• Airbus Avionics, Rockwell Collins Avionics, Diehl Aerospace e Technofan, receberam o prêmio de ouro por oferecem um serviço excepcional de manutenção aos clientes (“Exceptional Customer Support Performance”) desde 2004;

• Airbus Cabin Systems, Thales Avionics, Goodrich Fuel & Utility Systems, Thales In-Flight Entertainment, Hamilton Sundstrand e a Parker, receberam a prata por estarem entre as dez melhores empresas e serem reconhecidas por prestarem um excelente serviço de manutenção aos clientes (Excellent Customer Support Performance);

• E a Eaton foi reconhecida como a fornecedora que mais evolui em termos de serviços de manutenção em 2008.

Os melhores fornecedores de equipamentos para a Família Airbus foram classificados com base em três critérios: 1- Habilidade em fornecer continuamente equipamentos e sistemas confiáveis e assistência técnica, 2- Garantia de alinhamento de serviços de suporte operacional aos padrões Airbus e, 3- Relação de custos de propriedade em termos de preços de peças sobressalentes e custos diretos de manutenção de equipamentos.

Os fornecedores classificados foram divididos em três categorias: 40 principais fornecedores de equipamentos (Major Equipment Suppliers – SFE); 30 fornecedores de cabines, incluindo assentos, cozinha e equipamentos auxiliares, e de entretenimento a bordo (IFE); e 05 fabricantes de motores.

Além disso, pela primeira vez o desempenho dos fornecedores de serviços de manutenção de partes específicas da cabine foi premiado, categoria na qual a Weber recebeu o prêmio de ‘Melhor Fornecedora de Assentos’ e a Jamco foi reconhecida como a ‘Melhor Fornecedora de cozinhas e equipamentos auxiliares’.

O número de clientes que participaram da premiação confirma a tendência positiva dos últimos anos: 115 companhias aéreas participaram do processo de classificação, representando 77,2% das aeronaves Airbus em operação, contra 75% de participação em 2007. Este foi o terceiro ano consecutivo em que mais de cem clientes contribuíram para a eleição.

“O alto número de respostas ressalta o valor que os clientes da Airbus atribuem ao desempenho de fornecedores que prestam suporte à operação de suas aeronaves e a importância do Supplier Support Rating para a comunidade de companhias aéreas e fornecedores” disse Champion. “Mais uma vez, isso demonstra claramente que o programa está se tornando referência dentro do nosso segmento,” complementou.

O próximo ciclo de classificação será lançado durante o último trimestre de 2009. A Airbus continuará organizando o Supplier Support Rating para garantir que as necessidades de seus clientes sejam atendidas e, por meio de um feedback direto deste, identificar áreas nas quais os fornecedores podem melhorar seu desempenho.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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