American Airlines vai retomar os vôos para o Haiti

134

A companhia American Airlines anunciou hoje que na próxima sexta-feira retomará os vôos diários para o Haiti, desde Nova York e Miami, que foram suspensos na semana passada pela instabilidade e a violência em que vive o país caribenho.
“Achamos que a situação é segura neste momento em que as tropas norte-americanas estão no país”, indicou John Hotard, porta-voz da companhia aérea, cuja empresa matriz é a AMR.

A companhia aérea opera três vôos diários entre Miami (EUA) e Porto Príncipe e outros dois que ligam todos os dias a capital haitiana com Fort Lauderdale, na Flórida, e com o aeroporto de J.F.Kennedy, na cidade de Nova York. Outro vôo presta serviço entre Porto Príncipe e Boston aos sábados e domingos.

Na quinta-feira passada, a American Airlines, que é considerada a maior companhia aérea dos Estados Unidos, suspendeu seus vôos devido às dificuldades dos empregados de chegar ao aeroporto de Porto Príncipe, o que impedia atender de forma adequada aos seus passageiros e as aeronaves.

Depois que o deposto presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide abandonasse seu país ontem, o governo de George W. Bush ordenou o envio de 1.500 a 2.000 soldados em uma força de interposição ao país caribenho.

O secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, afirmou que os marines norte-americanos serão uma “pequena porcentagem” da força internacional de paz que será enviada ao país, que “provavelmente será com menos de 5.000 no total”.

FONTE: AFP – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS