Bancada de testes de componentes de combustível desenvolvida na Líder é homologada pelo DAC

271

A Líder acaba de conseguir a homologação da primeira bancada multifuncional do Brasil para testes de componentes do sistema de combustível. Desenvolvida pelo Departamento de Engenharia, da Unidade de Manutenção da Líder Signature de Belo Horizonte, a bancada se destina a execução de testes dos componentes do sistema de combustível dos motores, obedecendo aos padrões estabelecidos pelos fabricantes dos mesmos.

Segundo Leandro Prado da Silva, da Seção de Motores da Unidade de Manutenção, “Devido a versatilidade da bancada, ela poderá testar não somente as Unidades Controladoras de Combustível (FCU), como também uma infinidade de bombas (mecânicas e elétricas), divisoras de fluxo, bicos injetores e válvulas em geral”.

Por se tratar de um equipamento de teste de uso multifuncional, o projeto exigiu a contemplação de diferentes normas de segurança, bem como a redundância e precisão dos sistemas utilizados. Na parte de comando, válvulas e solenóides especiais foram adotadas para possibilitar o controle preciso do teste. Todos os indicadores são digitais com o objetivo de proporcionar exatidão nas leituras e viabilizar a instalação de um “software” de controle no futuro. “Foi empregada tecnologia avançada de automação e utilizados instrumentos de medição de padrão laboratorial, o que garante a confiabilidade total dos testes”, diz Leandro Prado.

A bancada foi projetada e desenvolvida pela Líder considerando dois fatores principais: “a inexistência, no Brasil, de oficinas homologadas para a gama de componentes que atenderemos, e o alto custo para aquisição de uma bancada pronta no mercado”, enfatiza José de Freitas Júnior, diretor Técnico de Manutenção. Ele também ressalta que “a concretização desse projeto só foi possível devido a alta capacitação técnica da equipe da Líder e ainda, à política da Líder de sempre investir em inovações tecnológicas, que tragam benefícios de qualidade e redução de prazos de indisponibilidade da sua própria frota e dos seus clientes”.

São beneficiadas com este novo serviço as aeronaves Learjet e Hawker da frota Líder e todas as outras aeronaves que utilizam os motores TFE731 da Honeywell. “Estamos nos preparando para, em breve, também recebermos a homologação para a linha de motores PT6 e JT15 da Pratt & Whitney – Canada, que equipam os turboélices, helicópteros e jatos”, conclui Leandro Prado.

FONTE: Aviação Brasil / Líder – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade