Boeing e Rockwell Collins anunciam Sistema Visual Avançado para aviões executivos

169

A Boeing Business Jets e a Rockwell Collins apresentaram ao mercado a oferta de um Sistema Visual Avançado (Enhanced Vision System – EVS) para operadores de jatos executivos Boeing. O sistema estará disponível para os clientes da BBJ por meio de boletins da Boeing e da Rockwell Collins. O sistema deve ser certificado no início de 2008.

O Sistema Visual Avançado da Rockwell Collins apresenta uma imagem do ambiente exterior nos sistemas e displays que guiam o piloto, como o Head-up Guidance System (HGS®), para aumentar a percepção do piloto sobre o terreno e o ambiente do aeroporto em situações de baixa visibilidade. Quando mostra suas imagens do HGS, o Sistema Visual permite que piloto descenda abaixo do mínimo, se as referências visuais da pista estiverem visíveis no sistema.

“O Sistema Visual Avançado irá aumentar a segurança e capacidade operacional dos aviões melhorando a percepção e visibilidade dos pilotos à noite e em climáticas condições adversas”, disse John Desmond, vice-presidente da Rockwell Collins HGS.

”A Boeing está trabalhando junto com a Rockwell Collins para oferecer o Sistema Visual Avançado em nossos aviões VIP”, disse o presidente da Boeing Business Jets, Steven Hill. “Estamos constantemente avaliando e adicionando novas tecnologias que tragam vantagens para nossos clientes e melhorem o desempenho e a eficiência de nossos aviões executivos”.

A Rockwell Collins fez uma parceria com a Max-Viz para completar a certificação do Sistema Visual Avançado para os aviões BBJ e irá incluir o sensor infravermelho para vários comprimentos de onda da Max-Viz em seu sistema HGS. As empresas que operam os aviões executivos da Boeing e instalarem o Sistema Visual Avançado terão também que atualizar seus HGS 4000 e suas câmeras infravermelhas.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP