British Airways tem maior lucro dos últimos 12 anos

161

A British Airways divulgou na segunda-feira o seu maior lucro trimestral dos últimos 12 anos, dentro das previsões de analistas mais otimistas. Mas a maior companhia aérea da Europa alertou que questões com segurança estão tendo “algum impacto” nas contas.

A BA, que cortou mais de 12.600 empregos nos últimos dois anos, teve lucro antes de impostos de 125 milhões de libras (232 milhões de dólares) no quarto trimestre.

O resultado foi cinco vezes maior do que o do mesmo período do ano anterior e melhor do que a estimativa média de analistas, que previram lucro de 93,5 milhões de libras.

A BA cancelou os vôos de Londres para Washington em dezembro e janeiro após o governo americano ter apontado ameaças potenciais nesta rota.

“Só poderemos ter um palpite seguro sobre o quanto estas questões de segurança vão nos custar daqui a três ou quatro meses”, disse presidente executivo Rod Eddington.

Atingida por choques externos e ciclos econômicos, a BA cortou milhares de empregos, reduziu a comissão dos agentes de viagem, adotou táticas de passagens online usadas por suas concorrentes e ainda informou no mês passado que poderá cortar mais 300 milhões de libras em custos com funcionários.

A empresa disse que seu custo por unidade caiu pelo sétimo trimestre consecutivo.

As vendas cresceram 1,8 por cento para 1,891 bilhão de libras juntamente com a gradual recuperação na demanda de viagens aéreas, melhor perspectiva econômica e oferta de passagens mais baratas para encorajar as viagens.

O presidente executivo disse que os resultados apontaram que, com a redução da base de custos, a linha aérea completa pode competir com as concorrentes de baixos custos como a Ryanair, que emitiu alerta de lucro no mês passado.

FONTE: Reuters Investor – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS