Comissão aprova acordo para substituição dos Mirage

210

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na última quarta-feira (5) acordo com a França para o fornecimento de materiais e serviços referentes aos 12 caças Mirage 2000, de fabricação francesa, que deverão substituir os Mirage III atualmente utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Assinado em Paris em 15 de julho passado, por ocasião da visita do presidente Lula àquela cidade, o acordo fixa os princípios e as condições para o fornecimento de materiais e serviços; a configuração geral dos materiais; as condições financeiras da operação e da transferência de propriedade; o cronograma de entrega; e as condições de manutenção dos materiais.

O relator da matéria, deputado André de Paula (PFL-PE), destaca que o acordo insere-se no conjunto de esforços para o reaparelhamento da defesa aeroespacial brasileira. “A substituição dos Mirage III não deve mais ser adiada, porque é flagrante o elevado grau de desgaste dessas aeronaves”, afirma o relator.

Ele acrescenta que os Mirage 2000 encontram-se em plena atividade na força aérea da França e de outros países, e já demonstraram seus méritos operacionais. “Além disso, são aeronaves adequadas às missões de defesa aérea, necessidade primordial da FAB, e poderão voar por pelo menos dez ou quinze anos”, acrescenta André de Paula.

O acordo tramitará agora como projeto de decreto legislativo e será encaminhado às comissões técnicas relacionadas com o assunto.

FONTE: Agência Câmara – Luiz Claudio Pinheiro – São Paulo/SP