Compagnie Générale Aérospotale (Brasil)

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Empresa: Compagnie Générale Aérospotale (Brasil)

Descrição: Como vimos na história da Companhia Brasileira de Emprehendimentos Aeronáuticos, a autorização foi concedida no dia 9 de março de 1927, mas nao mais a companhia brasileira e sim a Compagnie Génerale d´Entreprises Aéronautiques, da qual era subsidiaria. A inauguração de seus serviços ocorreu apenas no dia 14 de novembro, mas, então, a empresa francesa já tinha outro nome, por ter sido comprada, no dia 11 de abril, por 30 milhões de francos, pelo industrial frances Marcel Bouilloux-Lafont, que residia no Brasil e tinha construído um verdadeiro império, que abrangia instalações portuárias, ferrovias, minas e bancos.

O nome foi mudado no dia 30 de abril, para Compagnie Générale Aéropostale , e no dia 6 de dezembro, o govemo reconfirmou, com urn novo decreto, a autorização dada no dia 9 de março, mas a nova denominação foi oficialmente reconhecida apenas no dia 14 de fevereiro de 1928, com o Decreto 18.113. A empresa adotou a sigla de seu novo nome, C.G.A., em vez da C.G.E.A. usada anteriormente, mas se tomou mais conhecida apenas comoAéropostale.

A autorizaçã dada, no dia 7 de março de 1927, a companhia francesa, permitia-lhe operar as mesmas rotas concedidas a Companhia Brasileira de Emprehendimentos Aeronauticos pelo Decreto 17.055, que previa o estabelecimento de uma linha entre Recife e Pelotas, com escalas em Maceio, Salvador, Caravelas, Vitoria, Rio de Janeiro, Santos, Paranagua, Florianopolis e Porto Alegre, com possível extensão para Natal, Fernando de Noronha e Rochedos de Sao Pedro e Sao Paulo.

A empresa através da clausula V do Decreto 17.055 ficou autorizada a construir aerodromos de sua propriedade nos pontos de escala da linha contratual, bem como os campos de pouso necessarios ao longo do trajeto entre dois aeródromos.

Ao iniciar suas atividades, a Compagnie Générale Aéropostale ja se beneficiou da permissão concedida pela cláusula I do Decreto 17.055 para a Companhia Brasileira de Emprehendimentos Aeronauticos de estender sua linha ate Natal e começou a voar de lá para Buenos Aires, na Argentina. Embora a autorização da operaçã mencionasse, na lista dos itens a serem transportados, os passageiros em primeiro lugar, vindo, em seguida, cargas, encomendas, valores e malas postais, o principal objetivo da empresa era oferecer urn eficiente e rápido de transporte de correspondência. Um mês e duas semanas depois do início dos vôos, tinham sido cobertos 69.415 Km, com o transporte de apenas 4 passageiros, contra 15.421 Kg de mala postal.

Em 1º de março de 1928 inaugurou a ligação postal entre as capitais francesa e argentina, com o trecho Dakar – Natal feito por seis destróires alugados da Marinha francesa.

No dia 16 de abril de 1928, os vôos noturnos regulares no Brasil tinham início, com a decolagem, ja a noite, de um Latecoere 26, pilotado pelo famoso Jean Mermoz, do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, para Buenos Aires, onde o avião chegou no fim da tarde do dia seguinte.

Em 1930 a Compagnie Générale Aéropostale criou uma subsidiária, a Companhia Aeronáutica Brasileira, aprovada pelo governo no dia 14 de fevereiro e que ja no mês de julho mudou seu nome para Cia. Aeropostal Brasileira.

Em 1931 Bouilloux-Lafont foi vítima de intrigas políticas em seu país, perdendo o subsídio que recebia do governo para manter seu serviços e foi obrigado a enfrentar, no dia 31 de março, uma liquidação judiciaria.

Em 1933, o que restava da Compagnie Générale Aéropostale foi absorvido pela Air France.

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Fundação: 09/03/1927 – 1933

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Palavra-chave: Compagnie Générale Aérospotale

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