Criada comissão para planejar o centenário do vôo do 14 BIS

90

O Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou ontem (10/3) o decreto de criação da comissão interministerial que irá preparar as comemorações do centenário do primeiro vôo do 14-Bis, para o ano de 2006.

Em 23 de outubro de 1906, Santos-Dumont mudou a história do mundo ao decolar em seu aparelho mais pesado do que ar, o 14-Bis, impulsionado por um motor de oito cilindros, diante de cientistas e de uma multidão de curiosos, em Paris.

O artigo 1º do Decreto de 10 de Março de 2005, publicado no Diário Oficial de hoje (11/3), diz o seguinte: “Fica instituída, no âmbito do Ministério da Defesa, a Comissão Interministerial para planejar, coordenar e estabelecer ações destinadas à elaboração de campanha de divulgação das comemorações, no ano de 2006, do Centenário do Vôo do 14-Bis, primeiro aparelho mais pesado que o ar a realizar, no mundo, vôo documentado com os próprios meios, pelo brasileiro Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.”

Entre os eventos programados está o vôo de uma réplica do 14-Bis na França, repetindo, depois de cem anos, a façanha de Santos-Dumont no Campo de Bagatelle. Também ocorrerão vôos no Brasil.

As ações da comissão terão como objetivo o resgate histórico da obra de Santos-Dumont, a projeção mundial do feito realizado pelo gênio brasileiro, a elevação da auto-estima nacional e a promoção dos grandes nomes do passado que ajudaram a colocar o Brasil na mais elevada posição.

FONTE: Aviação Brasil / Cecomsaer – Assessoria de Imprensa – Brasília/DF