Embraer 170 recebe certificação provisória do FAA

267

A Embraer anunciou hoje que recebeu o Certificado Provisório de Homologação de Tipo da autoridade norte-americana de aeronavegabilidade, a Federal Aviation Administration (FAA), para o EMBRAER 170. A certificação definitiva está prevista para fevereiro de 2004.
A aprovação abre caminho para os operadores iniciarem o treinamento de tripulações e testes de rotas, de modo que a aeronave possa entrar em serviço tão logo seja assegurada a certificação final. O documento emitido pela FAA é similar ao que a autoridade brasileira, o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) concedeu à Embraer em novembro. A Embraer e a US Airways discutem neste momento os detalhes relativos à entrega das primeiras aeronaves.
“Esta aprovação pelo FAA dos méritos técnicos do EMBRAER 170 é mais um importante passo para sua certificação definitiva e entrada em serviço com nossos clientes”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer.
A US Airways é o cliente lançador nos Estados Unidos do EMBRAER 170, o primeiro modelo de uma família de aeronaves de 70 a 100 assentos desenvolvida pela Embraer. A US Airways confirmou em maio deste ano o pedido firme de 85 aeronaves, e tem opções por outros 50 EMBRAER 170.
Em 30 de setembro de 2003 a família EMBRAER 170/190 contava 245 pedidos firmes e 308 opções de compra feitos pela Air Caraïbes, Alitalia, Cirrus, GECAS, JetBlue, LOT, SWISS e US Airways.

FONTE: Embraer – Embraer – São José dos Campos/SP

Publicidade