Embraer 170 tem programa de manutenção aprovado

250

A Embraer anunciou hoje a aprovação do Plano de Manutenção Programada (Scheduled Maintenance Plan) do EMBRAER 170 pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), o Federal Aviation Administration (FAA) e a Joint Aviation Authorities (JAA), respectivamente, autoridades certificadoras do Brasil, Estados Unidos e Europa.
A aprovação do Maintenance Review Board Report (MRBR), documento que contém o Plano de Manutenção Programada da aeronave, foi concluída pelas três autoridades no início de janeiro. O documento permite que as companhias aéreas tenham um programa básico de manutenção que lhes autorize a operar o EMBRAER 170, assegurando a aeronavegabilidade continuada da aeronave.
“Trata-se de um passo importante para permitir a entrada em serviço da aeronave”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente – Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos da Embraer. “Podemos hoje ser considerados benchmark não só no conteúdo do Plano de Manutenção como na tecnologia da sua documentação técnica.”
O avanço tecnológico implantado no EMBRAER 170 e a integração das equipes envolvidas no processo garantiram um Plano de Manutenção Programada muito mais otimizado, reduzindo assim os custos de manutenção da aeronave em relação à meta inicialmente estabelecida. O EMBRAER 170 recebeu a certificação de tipo provisória do CTA e do FAA no final de 2003. A certificação definitiva da aeronave deve ocorrer em fevereiro de 2004.

FONTE: Embraer – Aviação Brasil – São José dos Campos/SP