Embraer entrega primeiro jato 190 à Air Canada

129

A Air Canada recebeu ontem a entrega do primeiro de 45 aviões EMBRAER 190, tornando-se a primeira empresa aérea na América do Norte a possuir dois E-Jets de modelos diferentes. A Air Canada atualmente opera 13 aviões EMBRAER 175, beneficiando-se integralmente das vantagens da comunalidade da família de E-Jets.

Os aviões EMBRAER 190 da Air Canada são configurados com nove assentos na Classe Executiva e 84 na Classe Econômica. As entregas dos aviões, com 93 assentos, devem estar concluídas no último trimestre de 2007. Já os aviões EMBRAER 175 são configurados com nove poltronas na Executiva e 64 na Econômica. A conclusão das entregas deste modelo está prevista para janeiro de 2006.

“A Air Canada nos honrou em dezembro de 2003 ao assinar uma proposta comercial de aquisição do EMBRAER 190, um compromisso mais tarde estendido para incluir a compra de 15 aviões EMBRAER 175”, disse Frederico Fleury Curado, Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Aviação Comercial da Embraer. “Ter os dois tipos de E-Jets, o EMBRAER 175, de 73 assentos, e o EMBRAER 190, de 93 lugares, permitirá à Air Canada aumentar significativamente a sua flexibilidade operacional, adequando o tamanho das aeronaves à demanda de mercado sem os custos normalmente associados à logística de transição e treinamento de tripulação.”

Assim como os aviões EMBRAER 175, os jatos EMBRAER 190 da Air Canada serão equipados com telas individuais de vídeo posicionadas atrás de cada poltrona. O sistema de entretenimento a bordo também oferece opções de programação on demand de áudio e vídeo.

O processo de familiarização das tripulações da Air Canada que migrarem de um modelo a outro será conduzido por método autodidata. O uso do mesmo programa de computador para treinamento das tripulações dos aviões EMBRAER 170/190 reduz a necessidade de treinamento em solo e elimina as sessões adicionais com simuladores de vôo.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade