Embraer mostra réplica do 14 Bis de Santos Dumont no Paris Air Show

253

A Embraer engajou-se nas comemorações do centenário do primeiro vôo do biplano 14 Bis, que estão sendo coordenadas pelo Ministério da Defesa do Brasil. A legendária aeronave mais-pesada-que-o-ar foi projetada e montada por Alberto Santos-Dumont, pioneiro aviador brasileiro. Em 23 de outubro de 1906, Santos-Dumont voou pela primeira vez em Paris com seu invento.

O início das comemorações coincide com o “ano do Brasil na França”, e também com a abertura do salão aeronáutico Paris Air Show em Le Bourget, na capital francesa, dia 13 de junho.

A Embraer exibirá a primeira de três réplicas do 14 Bis construídas no Brasil em sua exposição estática no evento. O 14 Bis ficará ao lado do moderno jato executivo Legacy nos sete dias da feira em Paris. Simultaneamente, uma mostra sobre a vida e obra de Santos-Dumont será realizada no Musée de l’Air e de l’Espace, localizado no Aeroporto de Le Bourget. A Embraer patrocina tanto a construção das réplicas quanto a mostra sobre Santos-Dumont.

O Instituto Cultural Eco-Econômico Espírito Santo, que organiza a exposição sobre o aviador, juntamente com a Comissão do Centenário, subordinada ao Ministério da Defesa, planejam levar a mostra e a réplica do 14 Bis a outros museus da França. Após o término do ciclo de comemorações do centenário, o biplano e a mostra voltam ao Musée de l’Air e de l’Espace, onde ficarão permanentemente.

Se as condições climáticas forem favoráveis, o 14 Bis realizará vôos em Brasília e Paris, respectivamente, em setembro e outubro de 2006. Uma terceira réplica em construção será enviada ao Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro (MUSAL).

Com asas de seda japonesa, estrutura de bambu indiano e cola francesa, cada réplica do 14 Bis pesa 220 kg, o mesmo que a aeronave original. Considerado um projeto perfeito, a construção das réplicas começou como uma iniciativa do empresário brasileiro Alan Calassa. Mais tarde, a Embraer e o MUSAL se envolveram no projeto, que também contou com a supervisão técnica do Comando da Aeronáutica do Brasil.

As réplicas do 14 Bis estão sendo construídas na cidade de Caldas Novas, estado de Goiás. Além do 14 Bis e Legacy, a Embraer também levará o EMBRAER 175 e o EMBRAER 195, aviões de 78 e 110 assentos, à feira de Le Bourget.

FONTE: Aviação Brasil / Embraer – Assessoria de Imprensa – São José dos Campos/SP