A Embraer anuncia que equipará as cabines de pilotagem de sua família de E-Jets e dos seus jatos executivos Legacy 600 e Lineage 1000 com o sistema PilotView® class II Electronic Flight Bag (EFB), fornecido pela empresa CMC Electronics.

O sistema é opcional para as aeronaves da Embraer. Trata-se de dispositivo compacto e leve com duas unidades monitor-processador (Electronic Display and Processing Unit –EDU) e pode substitui o conteúdo das pastas de vôo convencionais dos pilotos. O EFB pode ser fornecido com o Pacote Operacional Portátil da Embraer (Embraer Portable Operational Package – EPOP), um aplicativo que possibilita cálculo de desempenho, peso & balanceamento e acesso a publicações operacionais.

“Após uma avaliação detalhada, o PilotView® da CMC demonstrou ser o mais adequado sistema EFB para equipar nossas aeronaves”, afirmou Mauro Kern, Diretor de Programas da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Com o sistema EFB, nossas aeronaves oferecerão aos clientes uma ferramenta moderna que facilitará procedimentos na cabine de pilotagem, proporcionando flexibilidade, precisão e otimização para atividades de rotina dos pilotos durante o vôo.”

O sistema EFB PilotView® suporta múltiplas funcionalidades, tais como mapas de navegação, gráficos das pistas de rolagem, checklists, informações climáticas real-time, vídeo (proveniente de câmaras de vigilância ou sistemas de visão avançada), entre outras. O sistema EFB duplo dispõe de telas sensitivas ao toque de 8,4 polegadas de fácil leitura sob todas as condições de iluminação dentro da cabine e permite intercâmbio de visualização das telas com o simples toque de uma tecla.

Adicionalmente, o sistema vem com um teclado extensível acoplado e é capaz de atualizar os dados via retransmissão em terra, através de rede sem fio ou uma conexão GSM (Global System for Mobile Communications).

“O sistema PilotView da CMC possibilitará cálculos de desempenho mais rápidos e precisos”, disse Hermann Ponte e Silva, Diretor da Embraer para Programas de Aviação Executiva. “O EFB permitirá ainda aos clientes a redução ou mesmo eliminação dos manuais impressos, cartas de navegação e outros papéis da cabine de pilotagem eletrônica mediante aprovação da autoridade de certificação aeronáutica local.”

O primeiro cliente a encomendar o novo sistema é a Northwest Airlines, que recentemente anunciou a aquisição de 36 jatos EMBRAER 175, com início das entregas previsto para o segundo trimestre de 2007.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here