Emirates implementa novo programa ambiental

227

Em paralelo ao início dos vôos comerciais do seu primeiro eco-eficiente Airbus A380, a Emirates anuncia a implementação de um novo programa que melhora a performance ambiental de suas operações em todo o mundo. Denominado Environment (de meio-ambiente), inclui uma nova política ambiental para todo o Grupo Emirates, uma campanha de conscientização global para os funcionários e objetivos internos de redução de consumo de energia e resíduos, assim como um aumento de processos de reciclagem.

A empresa também abriu em seu portal mundial uma seção dedicada ao assunto. O www.emirates.com/english/about/environment apresenta a política ambiental do Grupo, a eco-eficiência do Airbus A380 e de toda a frota, os projetos de resorts atrelados à conservação do meio-ambiente, as práticas ambientais em execução no Grupo e informações sobre operações de vôo que reduzem o consumo de combustível e de emissões.

Sua Alteza Xeique Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, Presidente do Grupo Emirates e Presidente do Conselho, destaca: “A Emirates honra o compromisso de agir responsavelmente, baseada em critérios de sustentabilidade, em benefício dos interesses de nossos clientes, do nosso negócio, do meio-ambiente e das mais de 100 cidades que servimos no mundo inteiro. Nosso compromisso ambiental começou bem antes da questão virar moda, quando patrocinamos a criação da Reserva Ambiental do Deserto de Dubai, em 1997”.

Complementa: “A Emirates está investindo bilhões de dólares em novos aviões que atestam nossa liderança ambiental. Temos a frota mais eficiente possível, em termos de consumo de combustível e emissões. Nossos A380 são os aviões comerciais mais eco-eficientes do mundo. O objetivo é tornar nossa organização tão sustentável quanto possível e planejamos manter nossos investidores informados periodicamente das nossas iniciativas e do nosso progresso”.

O programa Environment irá reduzir ainda mais o baixo nível de consumo de combustível e de emissões por passageiro, além de impulsionar eco-eficiência em todo o Grupo através da redução, da reciclagem e da reutilização de recursos. A Emirates investe consideravelmente em novas pesquisas e tecnologias destinadas a enfrentar os desafios ambientais do mundo. Um exemplo é o sistema Flextrack, desenvolvido em parceria com a Airservices Australia, que usa tecnologia embarcada de navegação para economizar combustível e reduzir tanto emissões quanto tempo de vôo. As cozinhas do Emirates Flight Catering, por sua vez, estão entre as mais eco-eficientes do mundo, reciclando mais de 100 toneladas de papel, plástico e alumínio por mês.

A aviação comercial, que produz dois por cento das emissões mundiais de dióxido de carbono (CO2 ) , tem feito progressos significativos na redução do seu impacto ambiental. A IATA – principal órgão mundial do setor – está implementando, através das empresas aéreas associadas, uma estratégia de quatro partes para aperfeiçoar a eficiência ambiental da aviação. Mais informações: www.enviro.aero

Em 2009, o Grupo Emirates vai inaugurar o mais avançado resort ambiental do mundo, o Wolgan Valley Resort & Spa, um complexo de pouco mais de 60 mil metros quadrados nas Blue Mountains da Austrália. O projeto compreende a restauração ao estado natural de vastos trechos de terra desgastada de fazenda, assim com a reintrodução de flora e fauna ameaçadas. O resort de US$69 milhões só ocupará cerca de um por cento do total da área.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade