Emirates lança celular a bordo

322

A Emirates é a primeira empresa aérea do mundo a oferecer o uso de telefone celular a bordo. A primeira ligação telefônica dessa espécie, na história da aviação comercial, foi realizada de um avião Airbus A340-300 da companhia, em vôo de cruzeiro para Casablanca, a 10.000 metros de altitude. Trata-se da primeira aeronave da frota da Emirates equipada com o sistema AeroMobile. Um segundo avião, um Boeing 777-300, em breve também oferecerá esse serviço, continuando a instalação progressiva do sistema em toda a frota da empresa.

A Emirates e a AeroMobile passaram os últimos 18 meses desenvolvendo o sistema, trabalhando em sintonia fina com os órgãos reguladores e empresas de telecomunicações, completando rigoroso processo de teste e certificação. O serviço de telefonia celular a bordo só é ativado quando a aeronave atinge altitude de cruzeiro. Os celulares operam com carga mínima de energia, o que permite utilização segura.

A tripulação tem total controle sobre o sistema, incluindo a possibilidade de prevenir chamadas em momentos inadequados, como durante vôos noturnos. O número de chamadas que podem ser feitas simultaneamente está limitado a cinco ou seis, conforme as condições específicas do vôo. Os tripulantes e sistemas de informação em vídeo orientam os passageiros a utilizarem os celulares a bordo em modalidades operacionais que não perturbem o silêncio dos vizinhos. O serviço também inclui o envio e a recepção de textos. A conta é agregada normalmente à fatura regular do provedor de telefonia celular utilizado pelo passageiro.

O investimento da Emirates nesse sistema chega a US$27 milhões. Sua Alteza Xeique Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, Presidente do Conselho e Presidente Executivo do Grupo Emirates, comemora:

“Todos os assentos de nossa frota de aviões são equipados com telefones regulares, assim como oferecem acesso a e-mails e messagens de texto, através do sistema de entretenimento e informação. Como líderes mundias em inovação para nossos clientes, temos agora o prazer de oferecer-lhes a opção do telefone celular para falar com amigos e familiares, enquanto voam. Nossos clientes já fazem mais de sete mil chamadas telefônicas mensais, a partir dos telefones instalados nos assentos. Assim, agora tornamos ainda mais fácil o contato com as pessoas que são parte importante de suas vidas. ”

Bjorn-Taale Sandberg, Presidente da AeroMobile, comenta o feito histórico: “Temos imenso prazer em estarmos juntos com a Emirates, disponibilizando uma inovação genuinamente pioneira, na indústria do transporte aéreo. A Emirates estabeleceu um padrão líder na indústria, ao lançar o serviço AeroMobile. Sabemos que muitas outras empresas aéreas estão interessadas no sistema e ansiosas em seguir os passos da Emirates. Temos certeza de que a possibilidade de comunicação eficiente, fácil e segura a bordo de aeronaves será algo comum nas viagens a negócios e a lazer, dentro em breve. Caminhamos uma longa jornada para garantir que todas as exigências de segurança e regulamentação fossem plenamente atendidas e nos sentimos felizes que a Emirates juntou-se a nós para sermos os primeiros a oferecer um serviço dessa magnitude”.

A Emirates e a AeroMobile continuarão a acrescentar novas possibilidades ao sistema. Uma delas será o uso de e-mail via celular, no formato Black Berry, e outras aplicações de sistemas de dados GPRS, ainda em 2008, assim como a integração do AeroMobile ao sistema de entretenimento e informação ICE.

Nas aeronaves em que o sistema AeroMobile ainda não está instalado, as regras que impedem o uso de telefones celulares permanecem em vigor. Os celulares devem permanecer desligados durante todo o vôo e os passageiros devem seguir as instruções da tripulação de cabine quanto ao uso de celulares e de outros equipamentos eletrônicos portáteis.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade