“Esquadrilha da Fumaça” reúne gerações de “fumaceiros” pelos seus 52 anos

229

Os 52 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea, a “Esquadrilha da Fumaça”, foram comemorados no final de semana com uma série de eventos em Pirassununga-SP.

Ao iniciar a demonstração de número 2.776, na tarde do dia 22 de maio de 2004, imprimindo nos céus “52 ANOS FUMAÇA JÁ”, a Esquadrilha brindou o público e os integrantes de todas as gerações de “fumaceiros” presentes com a graça e o arrojo de suas acrobacias.

Após o pouso, uma homenagem foi prestada ao grande e imortal Cel.-Av. Braga. Um auditório do Esquadrão foi batizado com seu nome. Nessa sala, há um quadro, no qual é possível ver o “Braga” e sua Esquadrilha voando nos céus do Rio de Janeiro.

À noite, durante o jantar de confraternização, foi apresentado um pequeno vídeo, mostrando cenas do passado – que permitiu às gerações atuais reafirmarem o respeito pelas glórias alcançadas pelos seus antecessores – e outras recentes.

Na manhã do dia 23 de maio, alguns pilotos que fizeram parte da “Fumaça” tiveram o privilégio, por meio de sorteio, de reviver o prazer de voar na Esquadrilha, comprovando que o espírito “fumaceiro” jamais abandona os corações daqueles que por ela um dia passaram. Em seguida, foi servido um almoço no hangar do Esquadrão, última oportunidade de troca de experiências entre gerações distintas.

Ao final do dia, pôde-se ver estampado no rosto de todos a alegria do reencontro, o reviver de momentos que marcam uma vida e que deixam saudades e, acima de tudo, a certeza de que o trabalho sério, desempenhado com amizade, comprometimento e amor continua sendo a garantia do sucesso de qualquer instituição.

FONTE: CECOMSAER – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

Publicidade