Gol é a melhor entre 60 empresas aéreas de capital aberto

127

A GOL Linhas Aéreas foi escolhida pela publicação Aviation Week & Space Technology’s (AWST) a número um entre 60 companhias aéreas do mundo de capital aberto, na categoria de empresas com faturamento abaixo de um bilhão de dólares. A escolha foi baseada numa pesquisa anual que identificou as companhias aéreas que apresentaram melhor performance durante 2004.

O objetivo da pesquisa anual de competitividade é mensurar a eficiência de operação, fluxo de caixa, retorno sobre o investimento e a habilidade da companhia em otimizar sua estratégia de negócios em resposta às mudanças de mercado. O estudo realizado pela Aviation Week & Space Technology’s (AWST), publicado na edição de 6 de junho de 2005, emprega o modelo de avaliação CSFB Holt, que avalia como as companhias estão administrando suas vendas, margens de operação e retorno de recursos.

As companhias também são avaliadas em três categorias de peso equivalente: Desempenho Operacional, Estratégia / Crescimento, e Solidez Financeira; o desempenho de cada categoria é calculado em uma escala que varia entre 1 e 5. A GOL atingiu 5 pontos nas categorias Desempenho Operacional e Solidez Financeira, e 4,75 em Estratégia / Crescimento. No total, a companhia aérea foi avaliada com 4,92.

FONTE: Aviação Brasil / Gol Linhas Aéreas – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP