Kathryn Mikells é nomeada CFO da United Airlines

140

Mikells substituirá o vice-presidente executivo e CFO Jake Brace, que se aposentará no dia 1 de novembro. Em sua nova função, Mikells, na United desde 1994, será responsável pela tesouraria, pagamento de impostos, contabilidade, auditoria, orçamentos, planejamento financeiro, análises, relatórios financeiros externos, auditorias internas na área financeira, fusões e aquisições, planejamento de frota, desenvolvimento corporativo e relações com investidores.

Brace serve como CFO da United desde 2001 e, como responsável pela reestruturação da empresa, chefiou o esforço de US$ 23 bilhões para reorganizar a estrutura financeira da United. Ele entrou para a empresa em 1988 e ocupou diversos cargos importantes, como o de vice-presidente de desenvolvimento corporativo, vice-presidente de análises financeiras e contabilidade e vice-presidente sênior de finanças. Antes de começar a trabalhar na United, ocupou posições de importância na American Airlines. Ele continuará presente na United, como consultor do presidente do Conselho e do Conselho de Administração.

“Brace trouxe uma capacidade significativa para o papel de CFO, combinando uma forte percepção para os negócios com uma sólida experiência financeira e senso crítico em um momento no qual a empresa passava por uma complexa reestruturação”, afirmou o presidente, presidente do Conselho e CEO da United, Glenn Tilton. “Nós lhe agradecemos pelo seu compromisso inabalável com a United e por ter dirigido os esforços que permitiram à empresa se reestruturar e ter condições de competir em um ambiente cheio de desafios. Kathryn, por sua vez, já demonstrou sua capacidade como líder, ao dirigir com sucesso departamentos críticos para a organização financeira da empresa. Ela tem as aptidões e o preparo necessários para assumir a direção de nosso setor financeiro”.

Mikells vinha exercendo o cargo de vice-presidente de relações com os investidores, representando a United perante setores chave das finanças e junto aos analistas financeiros, além de trabalhar estreitamente com os acionistas da empresa. Antes desse posto, ela serviu como vice-presidente de planejamento financeiro e análises financeiras. Foi também responsável pelo desenvolvimento dos negócios e apoio analítico para a tomada de decisões financeiras e de negócios, incluindo a supervisão dos orçamentos operacional e de capital da empresa. Ela foi ainda vice-presidente responsável pela tesouraria, cuidando de assuntos como finanças corporativas, gerenciamento de riscos, gerenciamento de caixa, seguros e impostos corporativos.

Brace afirmou: “Trabalho com Kathy há mais de dez anos e este é um cargo para o qual ela está bem preparada e pelo qual trabalhou muito. O posto ficará muito bem ocupado”.

O primeiro cargo de Mikells na empresa, em 1994, foi de analista financeiro. Foi rapidamente promovida, ocupando cargos como o de vice-presidente encarregada dos bens imobiliários da empresa, diretora de planejamento corporativo, diretora encarregada da United NetVentures, principal executiva financeira do plano de fidelidade Mileage Plus, diretora de análises financeiras e encarregada de orçamentos de operações. Antes de entrar para a United, passou seis anos trabalhando em empresas do setor financeiro, como GE Capital, Household International e Canadian Imperial Bank. Ela é formada em Administração pela Universidade de Chicago. Em seu novo cargo, responderá diretamente a Tilton.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP