Lançada Frente Parlamentar em Defesa da Vasp

200

Foi lançada no último dia 2 de dezembro, a Frente Parlamentar em Defesa da Vasp, que obteve a adesão de 88 deputados e 16 senadores. O coordenador, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), informou que a Frente vai estudar soluções para a crise na aviação comercial brasileira e pressionar o Governo para que tome providências.
A primeira atitude da Frente foi marcar uma audiência para a próxima quarta-feira (8) com o ministro da Defesa, o vice-presidente da República José Alencar. Também foi decidida a realização uma audiência pública com os presidentes da Vasp, Varig, TAM e Gol, para que eles exponham a situação das empresas. A audiência, ainda sem data marcada, será conjunta com as Comissões de Defesa do Consumidor; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
O coordenador da Frente disse que uma das preocupações é com o desemprego que poderá ser causado caso a Vasp ou a Varig venham a falir. Ele informou que só a Vasp tem cerca de 4.500 funcionários, e outras mais de quatro mil pessoas dependem indiretamente da empresa.
“A Vasp tem 71 anos de serviço aos brasileiros, o Governo não pode deixá-la falir; em todo o mundo a aviação comercial está em crise”, disse Ricardo Izar.
Ele acrescentou que não se trata de atender ao proprietário da empresa, Wagner Canhedo. “Estamos preocupados é com a sociedade, com o desemprego, porque um país tão grande não pode deixar de ter empresas aéreas”, afirmou o coordenador.
Na próxima terça-feira (7) ele vai reunir-se com a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), coordenadora do Grupo Parlamentar Misto em Defesa da Varig, para inteirar-se do avanços desse outro grupo e interagir com ele.

FONTE: Agência Câmara – Poliani Castello Branco – Brasília/DF

Publicidade