Martins deve assumir presidência da Varig

157

Carlos Luiz Martins deve ser oficializado como presidente da Varig esta semana, durante reunião do conselho de administração, marcada para quinta-feira.

A nomeação de Martins para o principal cargo da companhia aérea é visto como mais um passo para o rompimento do projeto de fusão Varig-TAM. Outro sinal de que o casamento está ameaçado foi a nomeação de Marco Antonio Bolonha para a presidência da TAM.

Nem a Varig nem a TAM confirmam que o projeto de fusão das duas companhias aéreas foi abandonado.

O oficialização de Martins como presidente da Varig marca o retorno do executivo para o principal cargo da empresa. No final de novembro, Martins renunciou à presidência do conselho curador da Fundação Ruben Berta –controladora da Varig– para se manter no posto de vice-presidente da empresa.

A renúncia foi feita para adequar o comando da Varig ao seu estatuto, que impede que o presidente da Fundação também ocupe qualquer cargo executivo nas empresas do grupo.

Mesmo subindo para o posto de presidente, Martins deve manter o atual modelo de gestão da Varig, onde as decisões são tomadas por um colegiado tripartite. Além dele, também são responsáveis pelas principais decisões da companhia os vice-presidentes Alberto Fajerman (comercial) e Luiz Fernando Wellish (financeiro).

FONTE: Folha Online – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS