Presidente da Airbus renuncia

148

Gustav Humbert, presidente e principal executivo da Airbus, apresentou sua renúncia ao cargo que ocupava com efeito imediato. Ele também renunciou ao Comitê executivo da EADS.

Humbert ocupava a posição na Airbus desde junho de 2005 e no Comitê da EADS desde julho de 2000. Ele teve o posto de principal executivo operacional da Airbus entre julho de 2000 e junho de 2005, além de ter sido vice-presidente de Programas entre março de 2004 e junho de 2005.

“O atraso de produção e entregas do A380, recentemente anunciado, provocou uma grande decepção para os clientes, acionistas e funcionários, comentou Gustav Humbert. Como presidente e principal executivo da Airbus, tomo a responsabilidade pelos problemas e considero como correta minha atitude apresentar minha renúncia aos acionistas”.

“A Airbus tem tido muitos anos de grande sucesso e estou orgulhoso de ter contribuído para o mesmo. Agora é hora de dar lugar a uma nova equipe de administração habilitada a recompor rapidamente a imagem da Airbus e comanda-la no futuro. A nova liderança só pode ser formada com novos presidentes do conselho e executivo. A nova administração deve receber os poderes para levar avante fatos que começaram a ser abordados nos últimos 12 meses, como : um renovado foro nos clientes, a estratégia de produto e de internacionalização e a necessidade urgente de alterar processos industriais fundamentais”.

“Gostaria de agradecer a todos com quem tive o prazer de trabalhar durante mais de 25 anos na Airbus, em particular os membros do Comitê Executivo. Sei que com o tempo será reconhecido que o atual atraso do A380 é apenas um problema industrias. Ele não terá reflexos no reconhecimento pelo mercado e no desempenho deste maravilhoso avião. Nem este atraso poderá alterar as extraordinárias perspectivas de crescimento da Airbus”.

A liderança da Airbus, sua capacidade e seus valores permanecem como fortes fundamentos para a construção do futuro. A empresa, seus produtos presentes e futuros e acima de tudo seus funcionários talentosos e aplicados, tem excelente futuro e observarei seu progresso com grande orgulho”.

Gustav Humbert entrou para a Messerchmitt-Bolkow-Blohm, uma predecessora da Airbus em 1980 e ocupou cargos de administração na divisão do sócio alemão da Airbus até tornar-se principal executivo de operação da Airbus no ano 2000. Ele nasceu em Celle, Alemanha em fevereiro de 1950. Ele é diplomado em engenharia mecânica e tecnologia de produção pela Universidade Técnica de Hannover, além de ser doutor em engenharia pela Escola de Maquinarias da Universidade de Hannover.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP