Queda de avião mata 37 no Uzbequistão

267

Um avião com capacidade para cerca de 40 pessoas caiu hoje na capital uzbeque, Tachkent, matando as 37 pessoas que estavam a bordo, informou a agência de notícias russa Itar-Tass, citando autoridades do Ministério do Interior.

O incidente ocorreu por volta de 19h40 (12h40 em Brasília), afirmou a agência. Autoridades uzbeques ainda não confirmaram a informação. Autoridades aeroportuárias confirmaram a queda do avião e afirmaram que mais de 30 pessoas morreram no incidente.

O aparelho, segundo a Intar-Tass, era um Antonov-24 –bimotor de fabricação soviética com capacidade para transportar cerca de 40 pessoas que costuma ser utilizado para percursos curtos– e pertencia a uma companhia uzbeque.

Outra agência de notícias russa, a Interfax, porém, afirmou que o avião que caiu era um Yakovlev-40 –um pequeno jato com capacidade para 32 passageiros e três tripulantes.

Segundo a Itar-Tass, o presidente uzbeque, Islam Karimov, foi para o local do incidente. O premiê do país, Shavkat Mirziyayev, também estaria no aeroporto.

Segundo fontes do Ministério de Situações de Emergência consultadas pela agência de notícias France Presse, o avião que caiu vinha da cidade de Termez (sul, perto da fronteira com o Afeganistão).

As fontes, que não foram identificadas, disseram que o acidente foi causado pela neblina e que a hipótese de atentado está descartada.

As rodovias na região do aeroporto de Tachkent foram bloqueadas mas ainda não se sabe se o incidente ocorreu dentro do aeroporto ou em suas imediações, segundo testemunhas.

FONTE: Folha Online – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

Publicidade