TAM lança nova identidade visual para o interior dos aviões

106

A TAM apresentou ontem à noite (01) a nova identidade visual para o interior de suas aeronaves. O objetivo da ampla reformulação é o de atualizar o design, assegurando conforto aos passageiros e ainda permitindo significativa redução de custos. O vermelho utilizado pela TAM e o bege serão as cores predominantes, com complementos de púrpura e verde claro.

A perspectiva é de que até o fim do ano todas as aeronaves que já compõem a frota da Companhia e as novas entregas previstas para 2006 (a empresa prevê encerrar o ano com, no mínimo, 96 aviões) adotem o novo padrão visual. Este trabalho de modificação está em desenvolvimento no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos, e nas bases de manutenção de linha de São Paulo e Curitiba, certificados pelos fornecedores e com equipes técnicas treinadas. A partir do ano que vem, as novas aeronaves – a TAM estima receber outros 19 novos aviões em 2007 – já serão entregues com o novo design.

As poltronas ergonômicas de nova tecnologia, com encosto de maior resistência e menor espessura, bem como a utilização de material e tecidos mais leves permitirão à TAM aumentar o número de assentos – de 168 para 174 no caso do Airbus A320 e de 138 para 144 no A319 -, mantendo a sensação de conforto aos passageiros e mesmo “leg room” (espaço para as pernas). O diferencial da poltrona do meio mais larga será preservado. Da mesma forma, o carpete foi desenvolvido com material compactado, diminuindo a densidade por metro quadrado e, conseqüentemente, propiciando a redução do consumo de combustível (QAV) porque o avião terá menor peso final – cerca de 150 Kg a menos por aeronave.

“Este é um projeto de um ano, que foi desenvolvido levando em consideração o conforto, o visual mais atualizado e que também assegurasse a redução dos custos operacionais. Envolvemos fornecedores internacionais em pesquisas, sempre supervisionados pelo fabricante do avião e por nossas equipes técnicas e de safety, para atingir a melhor relação de produto moderno com custo mais baixo”, afirma Marco Antonio Bologna, presidente da TAM. A concepção do novo layout interno é da arquiteta Aline Cobra, que também desenvolveu o atual projeto das salas vips da TAM.

A reformulação visual do interior das aeronaves é mais uma etapa para marcar os 30 anos da TAM. A Companhia já apresentou os novos uniformes de comandantes, co-pilotos, aeromoças, comissários e pessoal de atendimento nos aeroportos, com várias opções de combinações e de linhas mais arrojadas. Outra novidade adotada desde o dia do aniversário da empresa, 12 de julho, foi o novo layout das lojas e áreas de atendimento aos passageiros nos aeroportos. Assim como no interior das aeronaves, todas as áreas passaram a destacar o vermelho da logomarca TAM. Além de renovar o visual de apresentação, todas as mudanças estão alinhadas com a estratégia da TAM de se consolidar como empresa de baixo custo operacional, com serviço diferenciado.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP