TAM torna-se cliente de lançamento do Airbus A350 na América Latina

237

A TAM, uma antiga cliente da Airbus, assinou um contrato firme de compra de 8 A350-900, com mais 7 opções. A intenção da TAM de adquirir o A350 foi anunciada inicialmente em junho, na exposição aeronáutica de Le Bourget.

As entregas dos novos A350 da TAM estão previstas para começar em 2012. Os aviões serão dotados com interiores com configuração em 3 classes e serão operados nas linhas internacionais da empresa.

A TAM é a maior operadora de aviões da Airbus na América Latina com 56 aviões desse fabricante, e sua frota inclui 36 A320, 13 A319 e 7 A330-200.

“A Airbus nos oferece aviões avançados e nós temos o compromisso de termos a frota mais moderna da América Latina, sempre colocando um primeiro lugar a segurança e a manutenção, através de tecnologia de ponta”, disse Marco Bologna presidente executivo da TAM. O A350 é a solução ideal para o desenvolvimento de nossa rede de longas distâncias”.

“Estamos orgulhosos de sermos os fornecedores preferidos pela TAM e estamos confiantes que o A350 vai oferecer o nível de economia, tecnologia e conforto exigidos pela TAM para seus passageiros”, disse Gustav Humbert, presidente principal executivo da Airbus.

A Família A350 deverá entrar em operação inicialmente com dois membros. O A350-800 vai transportar 253 pessoas numa configuração em 3 classes a uma distância de 16.300 km. Seu irmão maior, o A350-900 escolhido pela TAM, poderá acomodar 300 passageiros em 3 classes e os transportará em vôos de até 13.890 km.

Esses novos aviões compartilham as modernas inovações tecnológicas criadas para o A380 é incluem o que existe de mais avançado. Com asas novas fabricadas em materiais compostos e a fuselagem feita em ligas de alumínio-lítio, que combinadas dão ao avião um total de 60% de materiais avançados, essa aeronave tem ainda o trem de pouso novo, nova cabine de passageiros e cerca de 90% das partes também novas. O A350 vai oferecer uma vantagem incontestável em termos de consumo de combustível por assento de custos, por assento.km, e de custos de caixa. Além disso, ele vai manter total padronização operacional com a família de aviões da Airbus de fuselagem larga e longo alcance, permitindo reter o efeito de família, complementando os A330, com os quais compartilha o mesmo certificado de tipo para pilotos.

Com a aquisição da TAM, a lista de encomendas firmes e compromissos da Airbus A350 alcançam a 164 unidades de 12 clientes.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

Publicidade