UE deve aprovar acordo de cooperação entre Alitalia e Air France

251

O comissário de Competição da União Européia, Mario Monti, sinalizou nesta terça-feira que a Alitalia e a Air France devem obter o aval da União Européia (UE) para seu acordo de cooperação após ambas empresas concordarem em entregar alguns horários importantes de pouso e decolagem para seus concorrentes.

Em comunicado, o executivo da União Européia informou que as duas empresas aceitaram abrir mão de horários de pouso e decolagem em alguns aeroportos importantes como Milão e Paris.

A Comissão ainda tem de consultar os concorrentes e os consumidores antes de aprovar o acordo, mas Monti disse que os compromissos assumidos pelas duas empresas devem acabar com as preocupações da UE sobre competição no setor.

“Acreditamos que chegamos a um entendimento com a Alitalia e a Air France para resolver as discussões que se arrastam por dois anos”, disse Monti em uma conferência sobre competição em Roma.
“Nós obtivemos o comprometimento das duas empresas de que vão permitir que outros participantes deste setor entrem nas rotas entre os dois países”, acrescentou.
As duas companhias aéreas compraram 2% de participação uma na outra no ano passado e fecharam acordos de code-sharing em rotas movimentadas como Roma-Paris e Milão-Paris.
No ano passado a Comissão, que policia a competição no bloco de 15 países, afirmou que o acordo de cooperação entre Alitalia e Air France elevava as preocupações sobre a competição em rotas importantes entre França e Itália e pediu para as duas empresas alterarem os termos do acordo.
Os concorrentes e as demais partes interessadas têm 45 dias para expor à Comissão suas opiniões sobre o acordo.

FONTE: Valduga – Fernando Valduga via Reuters I – Porto Alegre/RS