Varig e TAM rompem vôos compartilhados para Buenos Aires

219

Varig e a TAM encerram em 7 de março a parceria de vôos compartilhados para Buenos Aires, iniciada em 2003. Segundo a assessoria da TAM, a recuperação da economia naquele país e no Brasil aumentou a demanda, sendo desnecessário o “code-sharing”.

O anúncio da dissolução do acordo, que no Brasil continua em quase 60% dos vôos das duas maiores companhias aéreas do país, coincide com o início dos vôos da Gol para a capital argentina.

O compartilhamento de vôos de TAM e Varig no mercado doméstico começou em março de 2003 e ajudou na recuperação financeira de ambas. A parceria está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que aprovou o “code-sharing” enquanto as duas companhias estudavam uma fusão.

Apesar de terem desistido da união, as empresas pediram este ano ao Cade mais dois anos para compartilhar os vôos, o que ainda não foi decidido pelo órgão mas já foi rejeitado pela Secretaria de Defesa Econômica (SDE) e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae).

FONTE: Reuters Investor – Reuters Investor – São Paulo/SP