Foto: Alexandre Barros

A Air France e a Latam Airlines Brasil divulgaram esta semana algumas novidades sobre o serviço de Wi-Fi que é disponibilizado aos seus clientes a bordo.

A Air France está oferecendo um novo serviço de conectividade, chamado Air France CONNECT. Os clientes podem agora acessar 3 opções de Wi-Fi em seus próprios dispositivos (smartphone, tablet, computador):

Mensagens gratuitas chamado “Message”

Isso permite que os clientes enviem e recebam mensagens pelo WhatsApp, Facebook Messenger, iMessage e WeChat gratuitamente em seus smartphones ou tablets durante o voo. Os clientes também podem acessar o site airfrance.com e o aplicativo da Air France para consultar ou modificar suas reservas.

Navegação

O passe “Surf” possibilita que os clientes naveguem pela Internet e consultem ou enviem e-mails. O serviço é oferecido da seguinte maneira:

– 3 euros (€) para toda a duração da viagem nos voos de curta distância;

– A partir de 5 euros (€) para toda a duração da viagem em voos de média distância;

– 8 euros (€), ou 2.700 milhas, por uma hora, ou 18 euros (€) ou 6.000 milhas, durante toda a duração da viagem em voos de longa distância.

Stream

Disponível nos voos de longa distância, inclui todos os benefícios das opções “Message” e “Surf”. A opção “Stream” permite que o passageiro acesse uma conexão de alta velocidade para desfrutar de streaming e download durante todo o voo por apenas 30 euros (€) ou 10.000 milhas.

A oferta Air France CONNECT será ampliada gradualmente para oferecer aos clientes serviços adicionais e entretenimento, como informações detalhadas de voos, compras e uma ampla seleção de filmes, séries de TV e documentários para assistir gratuitamente pelo smartphone ou tablet.

Como funciona?

Logo após o embarque e de ativar o modo avião no dispositivo, os clientes da Air France podem conectar ao Wi-Fi e selecionar a rede “AirFranceCONNECT”. Eles serão direcionados automaticamente para o portal de conexão connect.airfrance.com.

Os clientes podem pagar pelas opções “Surf” e “Stream” usando várias formas diferentes de pagamento: Visa, Mastercard, American Express, PayPal ou milhas Flying Blue.

Até o final de 2018, a oferta de Wi-Fi a bordo Air France CONNECT estará disponível em 22 aeronaves de longa distância e 8 aeronaves de curta e média distância, com o objetivo de equipar toda a frota até o fim de 2020.

Já a Latam Airlines Brasil passou a oferecer Wi-Fi a bordo de suas aeronaves, em voos pelo Brasil e, em breve, em rotas partindo do país para destinos na América Latina. O sistema faz parte da plataforma Latam Play, que pretende reunir em um só canal os recursos de conectividade e uma variedade incomparável de conteúdos.

Inicialmente, a Latam operará 9 aeronaves modelo A319 equipadas com o sistema, que voam pelo Brasil, e até o fim de 2018 terá o Wi-Fi instalado em cerca de 30 aviões da família Airbus A320 (A319 e A320) que operam dentro do Brasil e em voos ligando o país à América Latina.

“Estamos felizes por trazer esta novidade ao nosso cliente no Brasil. Ela é parte de toda a transformação da nossa experiência a bordo e busca dar a opção ao passageiro que quer estar conectado a todo momento. Mais do que só o Wi-Fi, é uma plataforma completa de entretenimento”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil.

A tecnologia 2Ku é fornecida pela Gogo, empresa com experiência global no acesso à internet por satélite dentro de aeronaves. A proposta é oferecer opções de conexão que atendam a todo tipo de necessidade com valor a partir de R$7,50 a hora. Haverá pacotes tanto para aqueles que procuram um serviço básico (para ver e-mails e mandar mensagens), quanto para aqueles que precisam navegar em sites e utilizar os serviços de streaming.